10 anos de Silent Hill

Por Clarice dos Santos

silent_hill

Em 31 de Janeiro de 1999, a Konami lançava mais um game notável, bem na época em que Survival Horror estava na moda.

Uma pequena cidade, como outra qualquer, com as vizinhas fofoqueiras, as devotas religiosas orando na igreja, pessoas fazendo compras no supermercado, crianças brincando… talvez Silent Hill fosse assim antes de ser engolida por uma névoa densa e dominada pelas Trevas.

harry_180Há 10 anos, Harry levava sua filha Cheryl para passarem as férias em Silent Hill… até que tudo começa a dar errado: Harry bate o seu carro tentando desviar de uma garotinha que atravessava a estrada, Cheryl some e, para ajudar, a cidade está infestada de demônios.

O ambiente escuro e o barulho que o rádio que você pega logo no começo do jogo faz dão calafrios! Toda vez que o rádio “chia”, lá vem um demônio pra cima de você. O pior é quando escurece de repente: que medo que dá!! Logo no começo, Harry corre atrás de Cheryl por um beco estreito, que vai escurecendo aos poucos, e acaba num beco sem saída, encontrando um ser “crucificado” na cerca – já vimos isso no cinema, não? – e é atacado por pequenos demônios. O choque é tão grande, que ele desmaia e acaba acordando em um Café, achando que foi somente um pesadelo e lá ele encontra Cybil Bennet, uma policial de uma cidade próxima a Silent Hill. Obviamente Harry pergunta por Cheryl e a silent-hill-1-image-5policial o informa que ele é a única pessoa que ela encontra na cidade e o entrega uma arma, afirmando que estão acontecendo coisas estranhas nessa cidade. Aí já dá pra ver o tamanho da encrenca.

Outra coisa um pouco “irritante” – porém divertido – sobre o game são os caminhos para encontrar a garota: no começo do jogo você pega um mapa, vai seguindo as pistas e descobre que ela está em tal lugar. Certo. Você vai seco pelo caminho que o mapa mostra e …. WTF?? Cadê a rua??? Você tem que dar ou uma volta gigantesca, ou ir dentro de algum prédio ou casa para chegar ao seu destino e encontrar Cheryl.

blog-sh1Pena que não posso dar muitos detalhes sobre Silent Hill. Para ser bem sincera, comecei a jogá-lo hoje e logo no comecinho já dá um pouco de medo. A única coisa ruim do game é a jogabilidade: para fazermos o Harry andar, é o mesmo esquema de Resident evil, aperta para frente e você vai controlando pra que lado ele vai. Se apertar só pra direita, ele fica parado num ponto e fica girando. Argh!

Apesar do probleminha de locomoção do personagem, Silent Hill é um ótimo jogo que vem tirando o sono de alguns gamers há 10 anos, assim como suas sequências.

Parabéns, Silent Hill!!

Clarice dos Santos
Share on Tumblr
Feed do Post
50 Comentários em "10 anos de Silent Hill"
  1. 02/02/2009

    ESSE JOGO É FÓDA, PQP
    o filme foi excelente, por mais que falem
    e o jogo, pqp, nem tive coragem de jogar muito :guess:
    citação da conversa de um amigo:
    Amigo: “cara, comecei a jogar silent hill”
    Eu: “Uia, e ai?”
    Amigo: “tipo, eu pensei ‘ah, jogo antigo, cheio de quadrado, nem vo ter medo’, pqp, quase dei um pulo no começo do game, COMO EU IA SABER QUE SAIU UM BICHO DA JANELA?”
    Eu: “Welcome To Silent Hill :guess:”

  2. 02/02/2009

    Silent Hill é FODA em te dar medo, aquele rádio maldito que só serve para te deixar doido então…
    Sem falar que Silent Hill, mesmo quando você desliga o game, ainda te deixa um tanto neurótico com algumas coisas. Chega certas partes no game que quando você desliga o console e vai dormir, só o consegue de luz acesa Ç_Ç

  3. Vivi Werneck
    02/02/2009

    Eu tenho meeeeeeedo….

    *Se escondendo debaixo da cama*

  4. 5m3yd
    02/02/2009

    Silent Hill é um jogo que vai ficar marcado por gerações.
    Me lembro das noites em claro jogando o Silent Hill do ps1.
    Comecei a jogar esses dias o do X360. Horas de medo e tensão me aguardam…
    Muito boa a matéria!

  5. Murilo
    02/02/2009

    @Ishimaru
    eu tbm gostei do filme…

    e o jogo é realmente assustador =)
    acho que esse jogo é um dos mais sinistros que ja joguei ateh hj ..
    a neblina na cidade eh dazora faz o clima ficar tenso

    quero ver alguém jogar isso de madrugada…eheheh

    abs

  6. 02/02/2009

    Estava agora mesmo “rejogando” o Silent Hill.

    Não bastasse essa volta gigantesca pra chegar na escola, passando por dentro de uma casa, a porta dos fundos está trancanda com umas 3 ou 4 fechaduras diferetes! Será que Silent Hill era uma cidade tão perigosa assim na época de normalidade?

    E ainda existe o detalhe de que o final pode mudar, e tudo o que você faz no meio do jogo interfere em como ele acaba. Isso fica mais visível na terceira continuação do jogo, mas o primeiro Silent Hill já traz isso.

  7. Master Kim
    02/02/2009

    Silent Hill é excelente!

    Joguei a pouco tempo o 5, apesar das críticas e algumas falhas eu gostei muito, mas nenhum é tão assustador quanto o Silent Hill 3 que para mim é o melhor!

    Engraçado que esses dias estou jogando o SH 3 novamente e ontem pensei em sugerir para vcs fazerem um post sobre Silent Hill e não é que agora ele aparece!!

    Leram minha mente, isso é bruxaria!!

  8. 02/02/2009

    Silent Hill é excelente.
    Eu joguei ele inumeras vezes, e digo que é um marco no quesiton dos jogos de horror. Muitos confundem ele com Resident Evil, e o criticam por não ter susto nenhum no jogo. Porem, caros fanboys, devo lembrar que Silent Hill é um jogo para ter medo, e não para tomar susto. São abordagens diferentes, porem com a mesma premissa, que é deixar o jogador apreensivo. E isso, Silent Hill cumpre com louvor. O lance do rádio foi muito bem sacado, pois como em quase todo o cenário, é envolto por névoa ou escuridão, deve haver uma referência de quando o inimigo está perto, já que o campo visual é intencionalmente restrito. Ai pode saber, se tu ouvir a estática, corre, ou pegue qualquer coisa como arma, que lá vem merda. E Clá, recomendo que jogue até o fim, pois no começo, a história não é lá grande coisa, mas no desenrolar, tu perceberá que tudo ali tem um sentido, e um sentido beeeem macabro por sinal. Pra os jogadores hardcore, que gostam de completar o jogo de todas as maneiras possiveis, até com o console de ponta cabeça, é bom dizer que Silent Hill tem 6 finais diferentes, se não me engano, bem como armas secretas, habilitadas após um numero X de finalizações do jogo.
    E, momento merchan do comment (plin-plin), sugiro que ouçam o podcast feito pelos meus amigos, do site Nowloading, sobre Silent Hill:
    http://www.nowloading.com.br/round-2-neblina-aberracoes-e-um-adulto-com-qi-12

  9. 02/02/2009

    Caraca aew, hoje mesmo de madrugada vi Silent Hill no Univesal Channel. TENSO.
    O melhor do Silent Hill não é os monstros e sim a maldita sirene. SH é tipo do terror psicológico. Lembro da primeira vez que joguei, quando tocou a sirene ficou moo tenso mirando pro lado e pro outro.

  10. Leonardo
    02/02/2009

    Powwwww ! A alguns anos atrás (uns 6 O.O) eu nao curtia Survivor Horror e então soh criticava esse maldito Silent Hill. Os anos foram se passando e entao eu comecei a jogar a série Resident Evil e o meu amor por jogos do genero foram aumentando e aumentando… Até que quando percebi ja estava apaixonado pelo genero e havia voltado a jogar Silent Hill 1 . Fikei totalmente surpreso e me senti um idiota por ter falado mal desta obra de arte ! então estou aqui para me desculpar pela minha ignorancia e me redimir jogando 4 horas seguidas do Silent Hill 5 *____*
    Obs:Parabéns a totas as garotas do Girls of War , continuem assim , com matérias inteligentes, engraçadas e com muito conteudo !
    Abraços, Leonardo

  11. the creed
    02/02/2009

    muito bom mas existem dois jogos que eu acho melhores que silent hill.soa eles dead space e bioshok apesar de ter muita açao nos dois jogos eu acho melhores que silent hil na questa do medo.eu jogei meia-hora de dead space e tive

  12. the creed
    02/02/2009

    muito bom mas existem dois jogos que eu acho melhores que silent hill.soa eles dead space e bioshok apesar de ter muita açao nos dois jogos eu acho melhores que silent hil na questa do medo.eu jogei meia-hora de dead space e tive que parar aquele jogo da muito medo!!!

  13. 02/02/2009

    @The Creed
    Vale lembrar que toooda essa nova safra de Survival Horror foi influenciada por Silent Hill, Resident vil, Alone in the Dark e todos estes jogos old-school.
    E é bom lembrar que não acho que um é melhor que outro, a abordagem de cada jogo é diferente, mesmo tendo o mesmo estilo. A gente tem medo, porem como sentimos medo é diferente em cada jogo.

  14. 02/02/2009

    @the creed, você JAH JOGOU MESMO Silent Hill ou tá só de sacanagem? PQ Bioshock é um passeio no parque comparado a Silent hill no quesito terror. Claro, Bioshock tem seus momentos, mas nenhum jogo te deixa neurótico que nem Silent Hill.

    Aliás, tem um outro jogo do gênero que só no trailer eu tomei susto além da conta, que é o Siren. Meu Deus o que é aquilo? ç___________ç~

  15. the creed
    02/02/2009

    Ta certo que cada um tem seu gosto mas eu joguei SH e nao gostei e nao levei tanto susto quanto em dead space que eu gostei muito mais

  16. 02/02/2009

    Essa discussão de qual jogo de survival horror é mais assustador é bem parecida em relação aos filmes de terror. Comparar Resident Evil, Bioshock e Silent Hill é a mesma coisa que comparar Sexta-Feira 13, Jogos Mortais e O Bebê de Rosemary. Ambos possuem objetivos diferentes, buscam abordagens totalmente diferentes para causar asco, medo, terror, ou qualquer outra sensação a quem está jogando/assistindo.

  17. 02/02/2009

    Concordo Adney .-.
    Bioshock e Silent Hill são MUITO diferentes, nem dá pra comparar

  18. 02/02/2009

    Eu sempre tive algo contra jogos de terror que não forem FPS (não sem porque). O único que gosto é Resident Evil 4… se bem que esse aí nem é terro XD

  19. 02/02/2009

    Pedro tenta Dead Space tem muitos elementos parecidos do FPS e tem muito terror.

  20. 02/02/2009

    Em resident Evil, o que está bem mais presente, principalmente no primeiro é a claustrofobia, já que está num lugar sem saber o que irá aparecer, esse é o genero survival panic. Em Silent Hill, a sensação de saber que tem alguem (ou algo) por perto, por causa do rádio, mas não saber de onde vem que é a principal fonte do medo da pessoa. No Dead Space, o medo se dá ao ver as criaturas, que é algo bem visceral, ou quando elas surgem do nada, ou seja, é pavor e susto. No quesito de dar medo, Silent Hill ganha de longe. Os jogos de agora não dariam um buu sequer se não fosse SH. Não gosto da jogabilidade de SH, mas ele consegue dar pavor aos jogadores, e creio que seja isso a intenção final.

  21. 02/02/2009

    E é essa a intenção de SH Wesley XD
    Comprei hoje e tava jogando Dead Space, putzgrila, vai dar susto no cão a cada 5 minutos daquele jeito >.>’

  22. 02/02/2009

    Nossa, nem parece que tem 10 anos que eu joguei SH!

    =D

  23. 02/02/2009

    Thyago vc vai ter sustos no penultimo capitulo.Economize muniçao quando o inimigo estiver correndo mira nas pernas depois mude o angulo da pistola e tire os dois braços de uma vez.

  24. 02/02/2009

    Meninos, dicas e truques do Dead Space por e-mail ou msn,sim?
    :P

  25. 02/02/2009

    Sim, foi mal

  26. 03/02/2009

    Ah é verdade. Um bom genero que devem jogar é The Suffering, jogo feito pela Midway. É excelente e pertubador.

  27. 03/02/2009

    Eu já fiz dois finais desse jogo (o final “bom e o “UFO”), mas esse jogo me deixou tendo pesadelos durante semanas, depois disso Resident Evil passou a ser mamão com açucar

  28. 03/02/2009

    Esse é bom, cagaço total, foi o Unico Silent Hill que terminei

  29. Lia
    04/02/2009

    Quando peguei Silent Hill pra jogar eu simplesmente não tinha controle =P. Ficava a noite toda jogando, ia pra escola de manhã e dormia a tarde toda. O legal foi que era inverno, e eu ia andando do sítiozinho onde eu morava para a escola, às 6 da manhã, no escuro cheio de neblina. Ah era demais hehe, terminei o jogo em 4 dias e fiz 3 dos finais.

    O único SH que me assustou mais que esse foi o 4. Não sei o por que da birra com ele. É perturbador pacas.

  30. Lia
    05/02/2009

    Pois é! Meu, claustrofobia, aquele coelho do cão no apartamento, aquelas criancinhas… arrrgh, e vai.
    Duvido que quem fala mal não tenha suado frio um pouquinho que seja fugindo do Walter no final. Du.vi.do. =P

  31. 01/03/2009

    Confesso que quando Silent Hill saiu eu fui logo comprar pensando que ia ser tão “legal” quanto RE. Me decepcionei porque tomei muito susto e acabei não chegando ao final de tanto medo. Até hoje sou traumatizado e nao cheguei ao final de nenhum jogo da franquia.

    Um dia eu encaro a fera denovo eahueaheuahae

  32. 02/03/2009

    o jogo é muito bom só q pena que é pequeno eu frechei em 4 dias sem ajuda nenhuma

  33. aurelio
    03/03/2009

    Silent Hill 1? Um dos melhores jogos da história! :D
    Joguei o 1, 2, 3, 4 (The Room) e o 6 (Homecomming). O 3 não é bom, já o home comming é excelente. O melhor de todos sem dúvidas é o primeiro. Tem enredo, música e criatividade. Sou fã da Dahlia Gillespie “Mother Of God” huahuahua. O elemento “cadeira de rodas” sempre me perturbou, a idéia de a cidade ficar doente (ou emacumbada)e sofrer como Alessa foi genial. E quem poderá esquecer a cena em que a enfermeia Lisa fica ensanguentada? Adoro o fato do Harry ter ficado com medo dela e ter fechado a porta :~~~D muito original. Enfim, jogo histórico.

    • klauss
      06/05/2010

      eu num curti muito a lisa cheia de sangue naum preferia q ela escapasse com o harry e a cybil

  34. IsAaC
    01/04/2009

    Alguém sab ond eu posso baixar o Silent Hill 1 versão para Pc ??

  35. IsAaC
    08/04/2009

    Deixa ja baixei

  36. gustavo
    25/04/2009

    nada v que esta escrito no começo da história, que Harry levava sua Filha para Selent Hill, eles nunca estiveram lá, pelomenos Herry nao, e sim, uma viagem que Herry iria fazer com Cheryl para resolver um problema pcsológico que no entanto pertubala ela, e no decorrer do caminho,acontece um acidente que fizeram como que acabassem caindo ca cidade de Selent Hill.

    • Vanderlei
      25/04/2009

      O próprio manual do jogo conta a estória de que Harry estava indo para Silent Hill com sua filha.
      Você deve estar se confundindo com a estória do filme, que é diferente da do jogo.

  37. ®IsAaC™
    28/10/2009

    Eu tenho o 1º de PC!!!

    Quem Quiser tmbm é só falar,meu e-mail é isaacmullen@hotmail.com

  38. ®IsAaC™
    28/10/2009

    É emulador só ke naum da nem pra perceber mudando as configurações!!

  39. Raziel
    06/12/2009

    Quando eu começei a joga sillent hill, eu e meus amigos
    apostamos só joga de noite, ele é um tipo de jogo q faz vc senti medo depois q acaba naum é q nem resident q é sustinho dos ”bixinhos” q aparece do nada, a sim a aposta fiquei
    em 2º lugar muito atrás do primeiro q parece q tá morto em quanto joga o cara nem se meche até parece q perdeu a alma
    Flw

  40. 08/12/2009

    Eu queria saber se existe o silent hill 1 de celular?

  41. 25/12/2009

    Daqui uns dias essa maravilha faz 11 anos!!

    Eu sou viciado em silent hill.

    Eu amo esse jogo!

    I Love you ♥

  42. Mikael
    26/02/2010

    Pra quem gosta de sentir medo assiste atividade paranormal, huehueiheu flw

  43. pj
    09/03/2010

    perfeito esse jogo.

    Eu não entendo pq todo post q eu leio na net critica a jogabilidade estilo Resident Evil e câmeras estáticas. Eu axo q esse é o jeito perfeito de um jogo 3D ser e pra todos os outros jeitos perdem pra esse.

  44. Alex
    31/05/2010

    Silent… Hill… amo essa cidade, amo seus segredos macabros, quase posso sentir seu ar pesado e silencioso… Terminei os 2 primeiros da série e agora estou jogando o sh3… Tenso… muito tenso… Tah certo ki existem outros jogos do estilo, komo Penumbra e Undying, que são muito bons e causam muito medo. Mas Silent tem uma magia que nenhum outro game tem e realmente nos leva pra dentro de seus limites de uma forma que não conseguimos voltar… ninguém pode sair de Silent Hill… ninguém…

    Parabéns pelo post…

  45. Alex
    31/05/2010

    Uma observação interessante… no momento em que enviei Meu komentário anterior… a sirene do quartel dos bombeiros daqui de perto soou intensamente… exatamente como nos jogos. Pensem no calafrio…

    Abraços a todos…

  46. Lucas Soares
    30/08/2011

    É galerinha..Eu , tantos e tantos anos jogando Silent Hill (quase que minha infância inteira) , finalmente parei pra pensar…O que o criador de Silent Hill estava querendo expressar pra nós?
    Tirei minhas proprias conclusões…Vejam se concordam:
    No decorrer de cada capítulo (jogo) de Silent Hill , as histórias mudam , e alguns climas também…Silent Hill , como franquia , quer dizer muito mais do que jogos do gênero Survival Horror.
    Alguns aqui , talvez a maioria , suponho eu , têm medo de alguma coisa. Na verdade , todo mundo têm…
    Uns têm medo de altura , outros de escuro , outros de aberrações imaginarias , outros de palhaços , outros de lugares fechados , e etc..
    Imaginem , que todos , absolutamente TODOS os seres pecadores tivessem que pagar após a desencarnação (morte) com seus maiores medos..Silent Hill nada mais é do que o purgatorio…Eu não sou cristão , pra dizer certo nem religioso sou . Mas confesso que Silent Hill surpreende desde sua primeira aparição até hoje…
    Pra vocÊs terem um exemplo , no SH 4 , a ideia de você voltar varias vezes ao apartamento trancafiado , é porque ele é claustrofobico (ele não demonstra isso porque nao entende a situação e as estranhices que ocorrem , como o telefone tocando com o fio cortado , ou o fantasma de pele necrosada que sai da parede) , isso explica o motivo das madeiras tampando as janelas..O Robbie , famoso coelhinho rosa da franquia , com suas diversar aparições , não têm uma certa explicação…Por enquanto..Ele nada mais é do que um misterio pra deixar muitas pessoas com tensão no jogo..E não podemos negar , ele causa um certo pânico quando aparece…A forte cor rosa do boneco estranho em meio a toda a ferrugem e o lugar escuro trazem ao jogador uma certa disparada cardiaca , quando na verdade , ele nada vai fazer..Em alguns pontos ele serve como chave , mas eu nao vou dizer quais , isso acaba com a graça do jogo..Enfim , ele é só um símbolo de terror envolvido no jogo…é como se ele te observasse , cada movimento que você faz dentro da cidade , mas não toma providências. Não ajuda nem atrapalha..
    Alguns jogos foram muito copiados de Silent Hill disfarçadamente , e mesmo assim nao fizeram sucesso..Obscure é um grande exemplo. A boa jogabilidade de locomoção do boneco , e o modo cooperativo deu grande decadência ao índice do jogo..Afinal , vcs tem que concordar : a dificuldade de mover o boneco no começo do SH ja é 50 % de pânico..O jogador fica pensando : Putz , e se chegar algum monstro? não consigo nem me controlar direito..
    Outra coisa que o Obscure copiou : as abominações.(os monstros grotescos e gigantes , que rastejam ou correm rapidamente , tirando metade da sua vida a cada mordida ou golpe..)
    Eles poderiam ter colocado , sei la..Talvez algumas libelulas gigantescas e bem desenhadas comedoras de cerebro ( insetos gigantes causam asco no jogador e maior tensao) , ou baratas do tamanho de um cachorro…(nossa , que sem ideia ¬¬)
    Enfim , o jogo é sensacional , e nãoo há quem passe , pelo menos por enquanto..
    Abraços ai galera , comentem sobre meu post

  47. Arthur Miguez
    30/08/2014

    Olá curti muito sua matéria e o tópico “OLD GAMES”, pra falar a verdade gostei do site inteiro vou até seguir no instagram. espero novos velhos jogos!

Crie uma conta no gravatar.com para colocar sua foto nos comentários.

Sempre que comentar em algum blog com o email cadastrado, aparecerá sua imagem.